Economia Criativa na pauta da Conferência Municipal de Cultura

"Somos todos defensores da Cultura", enfatizou a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Roberta Storelli, na abertura dos trabalhos da III Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu nos dias 17 e 18 de dezembro, no Memorial de Curitiba, numa atribuição do Conselho Municipal de Cultura. "Esse encontro é o início do que vamos construir no futuro. Representantes das comunidades, dos movimentos organizados e do poder público estão do mesmo lado, na procura de soluções", salientou a presidente. Com a presença de Luiz Antônio Gouveia de Oliveira, representante do Ministério da Cultura, e a participação de 441 inscritos, a Conferência tem como tema "Políticas Públicas para a Cultura e Economia Criativa".


A mesa de abertura, na manhã do dia 17, contou ainda com a presidente da III Conferência e diretora de Ação Cultural da FCC, Janine de Souza Malanski; Paulino Viapiana, secretário estadual da Cultura; Héliomar Jérry Dutra de Freitas, procurador do município de Curitiba; Luiza Naomi Suguimati, representante do Instituto Curitiba de Turismo; Leandro Meller, representante da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude; Gerard Ismail Hajar, assessor especial da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego; e Margareth Caldas Fuchs, representante da Secretaria Municipal da Educação.

O objetivo principal da Conferência foi apresentar sugestões para a elaboração, implementação e o acompanhamento do Plano Municipal de Cultura e recomendar metodologias de participação, diretrizes e conceitos para subsidiar a sua elaboração. A iminência da atualização do Plano Diretor para a cidade de Curitiba e a instituição do Plano Nacional de Cultura tornam a III Conferência espaço democrático para a discussão de políticas e estratégias para a cultura em nossa cidade.

Painel
– O representante do Ministério da Cultura, Luiz Antônio Gouveia de Oliveira, apresentou um painel sobre "Políticas Públicas para a Economia Criativa Brasileira". De maneira didática, esclareceu questões referentes à economia criativa, que contempla as dinâmicas culturais, sociais e econômicas. Gouveia de Oliveira destacou que a economia criativa é o caminho para discutir qual o papel da cultura no desenvolvimento do Brasil.
No comando da Diretoria de Desenvolvimento e Monitoramento da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, Gouveia de Oliveira tem experiência profissional e acadêmica na área de gestão, com ênfase em negócios internacionais, inovação e economia criativa. É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1995) e mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1999). Foi analista do Sebrae Ceará e Diretor Executivo do Senac Ceará.

Trabalhos
– As mesas de discussão desenvolveram-se durante toda a tarde de sábado, com plenária final no domingo (18). Os participantes foram organizados em seis grupos, conforme a opção de inscrição. Os eixos temáticos de discussão são: Patrimônio Natural e Cultural, com 52 inscritos; Espetáculos e Celebrações, com 169 participantes; Artes Visuais e Artesanato, reunindo 96 pessoas; Livros e Periódicos, com 27 inscritos; Audiovisual e Mídias Interativas, com 65 participantes; e Design e Serviços Criativos, com 32 inscritos.

A comissão organizadora da Conferência Municipal é presidida pela diretora de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba Janine Malanski e composta por Héliomar Jerry Dutra de Freitas, Diani Eire Camilo Mossato, Filomena Nercy Hammerschmidt, Alex Sandro Ribeiro de Pontes, Alexsandro dos Santos Bonfim, Ernesto Yuki Doi, Gehad Ismael Hajar, Luis Carlos Baduy, Otavio Mariano da Silva, Sandro Luis Fernandes, Eliane Mara de Souza Chichof e Mário Barbosa Silva.

O último dia da III Conferência Municipal de Cultura os participantes se reuniram para a plenária final, em que foram aprovadas as propostas formuladas pelos seis grupos de discussão.
Essas propostas serão recebidas pela Fundação Cultural de Curitiba e servirão de base para a elaboração, implementação e acompanhamento do Plano Municipal de Cultura.
"Estamos lutando juntos pela cultura. Queremos 1% do orçamento municipal para o setor", afirmou a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli na abertura da plenária final.
A presidente da comissão organizadora da conferência e diretora de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Janine Malanski, disse ter ficado satisfeita com as discussões.
"As pessoas pensaram e discutiram cultura. Estamos construindo uma política cultural verdadeiramente democrática. O debate intelectual é fundamental".

Os coordenadores eleitos internamente pelos grupos foram:
Patrimônio Natural e Cultural – Manoel José de Souza Neto
Espetáculos e Celebrações – Wanderley Lopes
Artes Visuais e Artesanato – Thereza Christina de Araújo Gutierrez
Audiovisual e Mídias Interativas – Salete Machado Sirino
Design e Serviços Criativos – José Augusto Túlio Filho
Livros e Periódicos – Mauro Tietz